mar 13 2012

Atendendo a pedidos, Mais uma vez estamos publicando a Lei sobre ciclomotores (cinquentinhas):

por at 9:15

Condutor de Moto “Cinquentinha” tem que ser maior de Idade e tem que ter Carteira de Habilitação, embora determinadas lojas façam propaganda dizendo o contrário, menores de idade não podem dirigir as tais “Motinhas”, veja abaixo as regras impostas pela Polícia Rodoviária Federal:

por Adilson Ribeiro

Polícia Rodoviária Federal impõe regras para as motos de 50cc Desde janeiro desse ano a Polícia Rodoviária Federal (PRF) intensificou a fiscalização e orientação aos veículos conhecidos como ciclomotores, com o objetivo de evitar que menores de 18 anos, pessoas não habilitadas e sem os dispositivos de segurança obrigatórios (sistema de iluminação e capacete) trafeguem pela rodovia, reduzindo dessa forma o número de acidentes, feridos e mortes. É considerado ciclomotor todo veículo de duas ou três rodas, provido de um motor de combustão interna cuja cilindrada não exceda a cinquenta centímetros cúbicos (50 cc) e a velocidade máxima de fabricação não ultrapasse os 50 Km/h. Esses veículos também são chamados de “cinquentinhas” em virtude de sua baixa cilindrada. No mês de janeiro de 2011, 660 condutores foram orientados pela PRF quanto às regras para condução e circulação dos ciclomotores, que são muito semelhantes às regras para as motocicletas. São elas: É obrigatório o uso do capacete pelo condutor e passageiro; O condutor deve ser maior de 18 anos e habilitado; A capacidade do ciclomotor é de apenas duas pessoas (condutor e um passageiro); Não é permitido o transporte de menores entre o condutor e o passageiro; Não é permitido o transporte de menores de 7 anos de idade; Condução obrigatória nas rodovias apenas pelo acostamento e nas cidades pela faixa mais à direita; É proibido conduzir o ciclomotor pela calçada e contramão de direção mesmo que por pequenas distâncias; É obrigatório o funcionamento do farol e sinaleira traseira vermelha, principalmente à noite; É necessário a comprovação de propriedade. Desde que entrou em vigor o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em 1998, a responsabilidade por registrar, licenciar e emplacar os ciclomotores é dos municípios, no entanto a maioria não o faz. Tramita atualmente no Congresso Nacional um projeto de lei alterando o CTB e passando a responsabilidade de registro e licenciamento dos ciclomotores dos municípios para os DETRANs. Quanto à legislação aplicável aos ciclomotores podemos destacar a Lei 9503/97 – CTB em especial os artigos, 1º § 2º, 54, 55, 57, 129, 141, 244, 250, 269 § 1º, e resoluções do CONTRAN 14/98, 168/04. O risco que correm os condutores e passageiros dos ciclomotores diariamente por não cumprirem as regras de trânsito, demostra a necessidade de iniciar uma mudança de cultura e comportamento, considerando que o trânsito em condições seguras é dever dos órgãos e componentes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT). A PRF procura fazer a sua parte, porém sem os demais integrantes do Sistema, as dificuldades nessa fiscalização e na mudança de cultura tornam-se demoradas.

Fonte: Jornal A Cidade

38 Comentários

Deixe um comentário (38) em “Atendendo a pedidos, Mais uma vez estamos publicando a Lei sobre ciclomotores (cinquentinhas):”

  1. mateus rochaon 13 mar 2012 at 9:34

    E O O IPVA? TA COBRANDO ?

  2. indignadoon 13 mar 2012 at 10:00

    Adilsom me responda uma coisa fazendo um favor, onde e q eu vou tira minha carteira acc ? ja q e preciso usa habilitaçao ou e so pagar o implacamento tira uma fotinha e fala ae to com minha verdinha e to bonito na fota ora q coisa ridicula pois se for so pla pagar e anda sem habilitaçao ae e brincadeira . Poderia obriga as consecionarias a pagar ja q eles falaram q nao precisava ne . Você poderia falar sobre isso amanha no seu progama indicando qual auto escola ou se o detram da o ducamento de habilitação? pois fica a duvida se eu implaca e anda sem habilitção sera q minha moto ficara presa? PORFAVOR LEI ISSO E COMENTA AMANHA NO SEU PROGAMA. desde ja ti agradeço quero volta ir pro tabalho com a minha andar de lotação nao rola mais nao .

  3. JOSÉ ANTÔNIOon 13 mar 2012 at 11:33

    AS LOJAS QUE DISSERAM QUE NÃO PRECISAVA DE DOCUMENTOS E IPVA VÃO DEVOLVER O DINHEIRO ?? E PEGAR AS MOTINHAS DE VOLTA ?? POIS MUITA GENTE COMPROU JUSTAMENTE PARA SER UM MEIO DE TRANSPORTE BARATO PARA IR AO TRABALHO , OUTROS POR NÃO TEREM CONDIÇÕES DE TIRAR UMA CARTEIRA E AGORA DEPOIS DE TODA AQUELA PROPAGANDA SE NÃO POSSO USAR MAIS A MOTO VOU DEVOLVE LA IISO TBM NÃO ESTÁ NO CÓDIGO DO CONSUMIDOR ESPERARAM VENDER MILHARES PARA IMPOR ISSO ????

  4. VANILTO MARCIOon 13 mar 2012 at 15:38

    ADILSON RESPONDENDO O RAPAZ LA EM CIMA, QUEM FOR TIRAR CARTEIRA PARA ACC IRÁ PAGAR O MESMO VALOR QUE PAGARIA SE FOSSE TIRAR A CATEGORIA “A” NORMA PARA MOTO.
    AGORA SE ELE TIRAR PARA ACC SO PODERA PILOTAR A MOTO ACC E NÃO OUTRA CATEGORIA, ENTÃO SERIA´VIÁVEL ELE FAZER DE UMA VEZ PARA A CATEGORIA “A” CERTO.

    O LICENCIMANTO O VALOR É DE R$ 400,00 para emplacar no DETRAN, ISTO SE NÃO FOR ALIENADA, OU SEJA FINANCIADA AI TERA DE PAGAR O REGISTRO DO CONTRATO QUE SERÁ DE R$ 380,00 para LEVAR COM DOS DEMAIS DOCUMENTOS JUNTO AO DETRAN NA HORA DE FAZER O EMPLACAMENTO.

    FEITO ISSO VAI GERAR O DOCUMENTO O CONHECIDO VERDINHO OU O (CRLV) AI ELE VAI PODER PAGAR O IPVA QUE DEVERÁ SER DE APROXIMADAMENTE O VALOR DE R$ 424,00, isto estou FALANDO APROXIMADAMENTE PARA SE TER UMA IDEIA.

    NA HAABILITAÇÃO ELE VAI PASSAR POR TODO O PROCESSO, EXAME CLINICO, PSICOLOGICO. AULA TEÓRICA, LEGISLAÇÃO E POR ULTIMO A PRATICA, FEITO ISTO É SO SAIR PILOTANDO, MAS NA LEGALIDADE.

  5. Cristiano Paivaon 13 mar 2012 at 15:39

    Adilson, justiça seja feita… Achei ótimo esse repressão das “cinquentinhas”. MAS TEMOS QUE SER JUSTOS: Primeiro é que compete à prefeitura municipal de Itaperuna Registrar e Licenciar os ciclomotores (Art 24, XVII e Art 129, ambos do Código de Trânsito Brasileiro) e não ao Detran… a cinquentinha não precisa ser emplacada no DETRAN, não existe lei que obrigue. SEGUNDO é que compete ao DETRAN-RJ a expedição de ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor — As famosas cinquentinhas) e o DETRAN-RJ não expede tal documento. Se o Detran não expede, não pode o Estado do Rio, através da Polícia Militar, exigir que as pessoas tenham tal documento. Por último, para conduzir ciclomotor deve a pessoa ser MAIOR DE IDADE, UTILIZAR CAPACETE e LIGAR OS FARÓIS MESMO DURANTE O DIA. Todas essas exigências são obrigatórias pelo Contran e pelo Código de Trânsito.

  6. kinhaon 13 mar 2012 at 15:48

    concordo que os menores de 18 anos não pode pilotar as motinhas
    concordo tbm que sem capacete nao dá
    mais um abuso este lance de ter q emplacar as motinhas e ter que tirar habilitação
    comprei minha motinha tem 1 mes estou pagando em varias prestação para poder trabalhar uso o capacete e respeito os sinais as placas, estou me sentindo uma OTARIA, cade o prefeito dessa cidade?
    poderia se juntar com os responsaveis e fazer uma organização na cidade punir quem andar sem capacete,menores que andar com elas, mais as pessoas que tiver com a indentidade em mãos, fazem tipo uma carteirinha pra organizar sei la algo assim

  7. indignadoon 13 mar 2012 at 16:03

    E amigo vc ta muito certo so q agora e tarde, e ruim eles devolverem o dinheiro ja vou fica no prejuizo pois nem habilitação ACC tira na nossa cidade, nem o DETRAM sabe imforma direito so sabem falar pra tira carteira de moto e as moças q trabalham la ficam rindo da sua cara, falanda ainda q ACC so em outra cidade pra eu ir la tira não e um absurdo se eu quiser andar. pois mesmo com placa iram me tomar pois tem q ser habilitado..

  8. Claudileneon 13 mar 2012 at 16:31

    Olá Boa Tarde,
    Venho lhe informar por este que o estado que esta com esse negocio de emplacamento e IPVA, ja o municipio ainda ñ adotou essa lei,estamos lutando para conseguir reverter essa situação pois muitos trabalhadores necessitam dessas “motinhas” como e pronunciado no seu blog caro Adilson Ribeiro,espero que se concientizem em ver o sofrimento do trabalhor vendo o seu veículo sendo rebocado pela a polícia com a ajuda do rodando certo.Antes de prender as motos dos trabalhadores deveriam ver a quantidade de bandidos que tem no municipio o trafico de drogas crescendo cada vez mais.
    Essa lei ja existe desde 98 mais veio a vigor em 2004 pelo o Deputado federal Samuel Malafaia ,concordo com o mesmo em proibir menores de 18 anos, isso e fato mais pagar licença e tudo mais é exagero.
    Encerro aqui minha opinião desde já Obrigada.
    Publique.

  9. Marcelaon 13 mar 2012 at 18:26

    Boa noite.
    Prezado Adilson, gostaria que me ajudasse a esclarecer uma dúvida. Como essas “motinhas” são de responsabilidade do município seria necessário uma lei municipal colocando em vigor a responsabilidade do município sobre o licenciamento das mesmas? Se sim, qual lei municipal está autorizando a nossa cidade a multar e aprender as “motinhas”?

  10. vanessaon 13 mar 2012 at 18:48

    Adilson, boa noite.
    Eu gostaria de saber porque quando é para beneficiar a população, ou ao funcionário público (como é o caso do Plano de Carreira de Educação de Itaperuna) a lei não sai do papel? Ou demora anos e anos para entrar em vigor? Porque que para o benefício do poder público na figura da Prefeitura e do Detran a fiscalização das cinquentinhas entrou em vigor tão absurdamente rápido não nos dando tempo de procurarmos e providenciarmos uma legalização? Se é lei deve ser cumprido, mas porque não se dar tempo hábil para o devido ajuste à lei em vigor?
    Se você tiver as respostas agradeço.

  11. vaniltom marcio de menezes soareson 13 mar 2012 at 20:04

    ADILSON BOA NOITE, EU TRABALHO NO DETRAN-RJ, existe um projeto de lei tramitando no congresso, para passr essa responsabilidade para o DETRAN-RJ
    A HABILITAÇÃO DA ACC PODE SER TIRADA EM QUALQUER ALTO ESCOLA, a diferença esta na Categoria:

    Quem tirar para ACC SO PODERA PILOTAR AS MOTOS CINQUENTINHAS.
    Quem der entrada na Cateogoria “A” que é especifica para as motos diversas, pagara o mesmo preço da Habilitação de ACC.

    A Resolição do DENATRAM 168 DE 14 DEZEMBRO DE 2004,É CLARA QUANTO A HABILITAÇÃO E O LICENCIAMENTO.
    O PROBLEMA QUE QUEM ESTAVA VENDENDO ESTAS MOTOS SABIA, MAS PARA AUMENTAR SEU LUCROS PASSAM POR CIMA DAS LEIS.
    A LEI ELA SO QUER EQUIPARAR, POIS UM CIDADÃO TEM UMA MOTO DE 125 CC, PAGA IPVA, TEM QUE TIRAR HABILITAÇÃO, AI VEM AS CINQUENTINHAS QUE FAZEM QUASE O MESMO SERVIÇO DAS 125 E NÃO QUEREM CUMPRIR COM AS REGRAS, ACHO CERTO SIM, POIS SE QUEREMOS TER TEMOS QUE PAGAR O QUE A LEI DETERMINA.

  12. sandro luiz mon 13 mar 2012 at 20:23

    AGORA TODO MUNDO QUE ANDA NAS MOTINHAS E TRABALHADOR,TODOS ESTAO VENDO QUE ISSO E UMA DESCULPA,NAO TEM CABIMENTO UMA PESSOA CHEGAR EM UMA LOJA E DAR 100 REAIS DE ENTRADA E SAIR POR AI ANDANDO NUM VEICULO MOTORIZADO SEM PERMISSAO PRA PILOTAR E SEM EXPERIENCIA NENHUMA EM TRANSITO,TEM QUE APREENDER MESMO!!!NEM QUE SEJA UMA MOTO DE 50 CC.ITAPERUNA E UMA CIDADE PEQUENA DEMAIS,AQUI TUDO E PERTO ENTAO QUEM E TRABALHADOR VAI DE BICICLETA ,DEPOIS JUNTA UM DINHEIRO TIRA A HABILITACAO E DEPOIS VAI LA E COMPRA UMA MOTO,POIS ELES DIVIDEM EM MAIS DE 1000 VEZES.ESSA E MINHA OPINIAO E LEI TEM QUE SER CUMPRIDA!!!

  13. Juliaon 13 mar 2012 at 20:39

    Boa noite, Adilson.

    Gostaria de deixar minha indignação contra essa repressão contra as motinhas a qual necessito para trabalhar. Isso não é justo!!!!

  14. CRCMon 13 mar 2012 at 21:26

    A Venda de 50cc aumentou?
    O Olho grade do governo também!
    GOVERNO BADIDO……..
    antigamente moto de 50cc era permitido, agora não é mais, é obrigatório emplacar e tirar uma permissão de maior de idade pra circular. Até aí tudo bem, eu concordo, tudo pra tirar essas crianças da rua, assim diminui os perigos imaturos da falta de juízo da juventude, da falta de juízo dos pais em deixarem seus filhos imaturos circularem e pra organizar também o transito, mais como se não fosse o bastante, terão que pagar R$100,00 de IPVA, ou seja, eles precisam roubar, mudam até a lei a favor deles, por que se eles quisessem mesmo resolver, eles só mandariam emplacar e exigiriam ser maior de 18 anos pra ter a tal permissão, mas não, eles precisam cobrar o IPVA, isso é se não mandarem tirar carteira de habilitação também! Aff. E nossas estradas? Buraco puro!!! De repente né, pela quantidade de 50cc que roda por aí, sendo cobrado o IPVA, quem sabe sobra dinheiro pra arrumar nossas estradas, por que parece está faltando dimdim nessa m….. de pais… (aham, sei) Que pais é esse? é a porcaria do BRASIL!! O pais do futebol e dos politicos LADRÃO……
    O INCRÍVEL É QUE O POVO VAI SÓ ACEITANDO!!!!!!!

  15. AnIon 13 mar 2012 at 22:07

    Como diz meu amigo Boris “ISSO É UMA VERGONHA” Só Aqui.

  16. CRCMon 13 mar 2012 at 23:07

    CTB – Lei nº 9.503 de 23 de Setembro de 1997

    Art. 129. O registro e o licenciamento dos veículos de propulsão humana, dos ciclomotores e dos veículos de tração animal obedecerão à regulamentação estabelecida em legislação municipal do domicílio ou residência de seus proprietários.
    Esse Tal projeto de lei tramitando no congresso, para passar essa responsabilidade para o DETRAN-RJ ainda NÃO FOI APROVADA ainda é só um projeto e o emplacamento das 50cc não poderia ser efetuado………….. essa lei ainda não foi aprovada ok….

  17. robertoon 13 mar 2012 at 23:38

    sandro luiz vc esta certo mas so q nen o detran fornesse esse documento pois como vc disse ainda esta transitando em congresso e porq essa palhaçada de recolhimento das mesmas e feito de modo abisurdo vai para o rodando serto e se vc for retirala tem q sair empurrando ate em casa para gardala pois nen o detran nen a prefeitura nen as outo escola nen o congresso decidiu ainda o q fazer para com isso q palhaçada!!!!

  18. CRCMon 13 mar 2012 at 23:49

    Art. 120. Todo veículo automotor, elétrico, articulado, reboque ou semi-reboque, deve ser registrado perante o órgão executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal, no Município de domicílio ou residência de seu proprietário, na forma da lei

    AQUI está relacionada as 50cc
    Art. 129 – O registro e o licenciamento dos veículos de propulsão humana, dos ciclomotores e dos veículos de tração animal obedecerão à regulamentação estabelecida em legislação municipal do domicílio ou residência de seus proprietários.
    O implacamento é inlegal é só ver as leis no CTB…

    Acesse a pagina a baixo e veja

    http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/1027029/codigo-de-transito-brasileiro-lei-9503-97http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/1027029/codigo-de-transito-brasileiro-lei-9503-97

  19. Maution 14 mar 2012 at 0:29

    Se vcs querem ver uma das cenas mais engraçadas de suas vidas é só ir para uma consessionária dessas e esperar um cliente que não tem noção de direção ir comprar uma pra ele. O cara sai batendo o pé no chão empurrado pelos funcionários porque não sabe sair com a moto parada no melhor estilo “Vai com Deus!”. Kkkk

  20. Rafaelon 14 mar 2012 at 0:52

    Na minha humilde opinião as grandes culpadas foram as lojas que vendem essas motos, algumas a um tempo atras produziam ate folders exibibindo as “vantagens” de possuir uma “moto” 50cc entre elas não necessitar de habilitação, e sempre que alguem perguntava a algum vendedor dessas lojas eles AFIRMAVAM que não precisava de carteira nem pagava taxas como IPVA, quando na verdade eles estavam mentindo somente para vender! a margem de lucro de uma moto dessas ultrapassa os 40% para as lojas eh muita grana q esse pessoal ganhou omitindo informações sobre os deveres de possuir essas motos!
    se tiver que culpar alguem não culpe a policia porque por eles mesmos estaria em suas viaturas com ar condicionado ligado e não em blitz, culpem os donos das lojas que sabidos das leis mentiram para os compradores que hoje pagam o pato!
    tudo vai da consiencia da pessoa, eu queria uma moto, nem sabia andar, qq eu fiz? comprei uma 50? nops, fui tirar minha carteira, dividi em trocentas vezes e tirei, depois comprei uma moto usada dividi em trocentas vezes e paguei, usarem a palavra ser trabalhador para andar nas motos eh facil, tem de monte ae pedalando todos os dias, de monte de moto e carro e ate a pé, naum é desculpa pra andar na irregularidade, ganho pouco e consegui! pq os outros tb n conseguiriam?
    eh isso

  21. luiz fernando julio pintoon 14 mar 2012 at 10:40

    Art. 129. O registro e o licenciamento dos veículos de propulsão humana, dos ciclomotores e dos veículos de tração animal obedecerão à regulamentação estabelecida em legislação municipal do domicílio ou residência de seus proprietários.
    Esse Tal projeto de lei tramitando no congresso, para passar essa responsabilidade para o DETRAN-RJ ainda NÃO FOI APROVADA ainda é só um projeto e o emplacamento das 50cc não poderia ser efetuado………….. essa lei ainda não foi aprovada ok….

    caro amigo Adilsom RIBEIRO , venho aqui mostrar minha indignação primeiramente com a concecionária que me vendeu a moto , dizendo que não tinha a necessidade de IPVA, NEM HABILITAÇAO . na qual con certeza cabe processo por propaganda enganosa. e visto no art.129 acima a tal lei não foi aprovada no congresso..acredito que pessoas no nosso municipio estejam levando vantagem com essa desiçao , sou a favor de somente acima de 18 anos poder fazer uso da moto, pois como no meu caso , é trasporte para meu trabalho e faculdade , e que fosse estipulado um prazo de 1 (um) ano para tal legalizaçao.

  22. "PRENDAM AS CINQUENTINHAS"on 14 mar 2012 at 17:31

    Ferro neles…………… Otários!!!!!!!!!!!!!! Perderam playboys.

  23. forresgumpon 14 mar 2012 at 20:26

    Boa Noite

    Gosto de ver como a povo é despreparado pras coisas se a lei diz que tem que ser paciencia.MAs… A lei nem aprovada está absurdo isso. Eu só a favor de colocar essa mulecada que fica de bagunca pra brincar de bola, jogar bolinhas de gude ao inves de morrer e matar nas ruas com essas motos. Mas e os trabalhadores que dependem dela pra sobreviver como vao fazer…. Guanhando salario minimo e trabalhando o dia todo como se tira uma carteira.
    O custo da carteira é de R$1.200,00 reais e fora ter que estar na auto escola de hora em hora…. coitados vao ser mandados embora pq como vao fazer pra sair do servico de hora em hora.
    Até o DETRAN avacalha o povo eles devem achar que todos nos somos atoa pra de poder de hora em hora ta numa auto escola para fazer digital.

    Mi esclarece uma coisa e quem compro sua moto já faz tempo e nem documento tem dessa cinquentinha e agora tem que implacar como vai ser vai ficar a pé???

    Cara quanto mas o tempo passa pior fica de participar dessa sociedade ridicula que só detona os coitados que vivem e dependem desses veiculos..
    Por causa de meia duzia de pais irresponsaveis que pra nao ter que tar conta dos filhos colocam uma arma na mao deles os trabalhadores responsaveis vao ter que pagar caro…
    Culpar as concessionarias tb nao resolve pq eles tb foram enganados porque tem anos que elas sao vendidas e nunca foi cobrado nada disso, tenho uma a 12 anos e nunca teve nada disso com certeza isso é ideia de alguem que ta precisando levar muita vantagem. Acordem pessoal a moto nao é 50cc ela é 49,9….. A lei é pras 50cc …kkkkkkkkkkkkkkk…….. Continuem votando nesse politicos de merda. Dá nisso lei feitas por eles e vcs que colocaram eles lá… Eu anulo meu votopra prefeito,vereador, deputado e outros a anos pra nao compartilhar com essas bandidagem que ta ai. Tá na hora de JESUS VOLTAR!!!

  24. forresgumpon 14 mar 2012 at 20:40

    O DETRAN VAI TER QUE MUDAR SUAS REGRAS.
    IMPOSSIVEL TIRAR CARTEIRAS DESSA FORMA RIDICULA COM DIGITAIS DE HORA EM HORA.
    JA QUE É PRA RECLAMAR VAMOS RECLAMAR….
    DEPOIS COMO PESSOAS QUE GANHAM MAL PRA COMER VAO PAGAR IPVA…….????, DUDA DE ALIENACAO…..98,000, DUDA DE PLACAMENTO……124,00 E CNH……R$1.200,00.
    O POVO SOFRE MUITO TEM HORA QUE MI REVOLTA A SITUACAO DO POVO. PREFEITURA AI LIBERANDO DINHEIRO PRA SHOW QUE NAO GASTA 1.000,00 REAIS PRA FAZER PAGANDO 45.000,00. É FOGO E O POVO PAGANDO PRA SI FERAR. ACORDA PESSOAL !!!!!!!!!!!!!!!!!!

  25. Fatimaon 14 mar 2012 at 21:19

    Sou a favor só que tudo a seu tempo.
    Inventam essas coisas e o povo nao tem tempo nem de reagir.
    Pega um trabalhador que tem seu salario ja comprometido com casa, comida, remedios, filhos e outras. Tira dele di uma vez R$2.000,00 ou como o outro disso parcela em 10000 vezes e encaixa isso no orcamento que ja é minimo o cara pira… Mas é fogo só quem vai sentir é quem vai ser obrigado a fazer dividas se nao quiser andar a pé ou de onibus( a passagem vai subir).
    Acho que lei tem que ser cumprida o problema é que temos por ai palhacos, analfabetos e outras coisitas mas fabricando as nossas falidas leis… BRINCADEIRA…..

  26. lilianon 07 mai 2012 at 15:33

    Achei um absurdo esta cobrança de carteira agora e não deixa de ser uma máfia junto as auto escolas para tirar dinheiro da gente, já que cobram o mesmo preço de uma carteira tipo A. Acho correto menores de 18 anos não pilotarem, agora venderem dizendo que não precisa de carteira e o Detran de Santo Antonio de Jesus – Ba nem sabe informar direito, manda entrar em contato com a auto escola que já informou que o preço de 600,00. Estou revoltada. dois meses que comprei a minha se pudesse devolveria.

  27. michelon 27 jun 2012 at 14:58

    sandro luiz mi mostra onde vende cinquentinha com entrada de 100 que vou comprar um monte delas aproveito e tidou uma de presente

  28. osmaron 13 set 2012 at 22:12

    pobre nao pode ter nada quando consegue augo o governo vem e toma
    acho isso uma pouca vergonha, afinal somos nós que pagamos o salario de vocês
    daqui apouco vam cobrar cada vez que você espirrar

  29. osmaron 13 set 2012 at 22:19

    bom galera afinal isso é brasil é a lei do mas forte tudo gira entorno do dinheiro

  30. andersonon 15 set 2012 at 5:35

    ADILSON RIBEIRO eu comprei uma moto 50cc a um mes para facilitar a ida ao meu trabalho portanto uns falam que devo emplaca outros dizem que devo ir a prefeitura pedir uma autorizaçâo mais a prefeitura nao estâo libera mas .
    o que devo fazer pra eu pode andar com minha noto aguardo sua resposta

  31. aspon 10 nov 2012 at 10:21

    De acordo com a lei
    1- Não é necessário ter CNH A para conduzir estas motocicletas, mais é de obrigatório a permissão ACC que era fornecida pelo DETRAN, entretanto esta permissão não é mais feita pelo o órgão “DETRAN”, sendo deixada para que os municipios de cada região tomem sua medidas, mais até a presente data ninguém a fez, deixando desta forma a carteira ACC extinta, com isto o motociclista para poder andar na sua “cinquentinha” deve fazer uso de capacete, documento da moto (no caso a nota fiscal, pois essa moto não tem ipva ou outro documento) e carteira de identidade.
    Qualquer coisa só alego que os devidos órgãos (DETRAN E MUNICIPIO NÃO FAZEM MAIS A ACC)
    OBSERVAÇÃO- ESTAS INFORMAÇÕES SE TRATAM DO MUNICIPIO E DO DETRAN DO RIO DE JANEIRO NÃO FAZENDO O NOME DE OUTROS MUNICIPIOS E ESTADOS DO BRASIL.

    Asp.EB

  32. Mateuson 19 dez 2012 at 13:11

    Séra se vam proibir menores de andar de “cinquentinha”e por que ?

  33. Mateuson 19 dez 2012 at 13:13

    Séra se vão proibir de menores de andar de “cinquentinha” e por que?

  34. Veronica Corrêaon 28 fev 2013 at 14:37

    gostaria de saber se maior de 18 anos é obrigado a ser habilitado para fazer o uso de uma moto cinquentinha usando capacete

  35. Brunoon 10 jun 2013 at 12:51

    Comprei minha 50 cc .. e a Policia me Pego e eu tava com de capacete e minha moto estava sem placa mas estava certa com a nota fiscal mas so que aqui no meu Municipiu em Itaguai – RJ .. Essa Lei ainda não foi vigorada aqui ainda acho isso um a bisurdo eles ter que apreender a minha moto 50 cc. Sendo que aqui essa lei ainda não foi aplicada e eu não fiquei que essa lei aqui foi vigorado ,, mas ta Beleza Governo Agora quem depende da Moto pra Trabalha não vai poder Pesima a Lei de vocês Ok (y) ..

  36. borgeson 24 out 2013 at 2:41

    Engraçado que agora só aparece trabalhador, o que vejo pilotando esses lixos na grande maioria são menores de idade e no geral vagabundo e pilantra, já cheios de passagens pela policia por roubo e trafico de drogas, fora que fazem modificações de potência e ficam incomodando com canos de descarga estrondosos, enchem o saco, a fiscalização tem que ser bem severa mesmo!

  37. jose ricardoon 06 mai 2014 at 14:29

    Boa tarde! fala-se demais e nenhuma resposta concreta! dizem que precisa da ACC para conduzir, dizem que é tirada na PREFEITURA, outros no DETRAN, que precisa pagar IPVA, ou seja, não sou contra pagar, tirar o documento que seja + digo se for preciso isso tudo, vou ter direito de trafegar pela ponte RIO NITERòi, pois passarei a ter todo o direito e ser penalizado como alguém que tenha um veículo qualquer, certo! então digo as autoridades incompetentes que publiquem logo ou façam as mudanças no código brasileiro de transito o + rápido possível. quanto ao amigo Borges, esta sendo de um radicalismo chiita muito forte! pois bandido de scooter seria o fim da picada, e muitos são pessoas de bem, como menores de idade também sou contra. tem que realmente ter algo de concreto sob o assunto dessas motinhas, não pode e ficar como esta, cada um especulando de sua maneira. abraços…..

  38. leonardoon 05 jun 2014 at 17:58

    queria saber, pois meu ciclomotor só tem 49cc e marca 49km/h eu tenho que pagar ipva e emplcar. obrigado

Trackback URI | Comments RSS

Responder